Principais diferenças entre revestimento retificado e bold
Os revestimentos mais utilizados pelos brasileiros são o de cerâmica e o porcelanato por conta da facilidade de limpeza e pouca necessidade de manutenção durante o uso. Contudo, no momento da compra é comum surgir dúvida sobre qual a diferença entre o revestimento retificado e o bold.
A principal diferença são:
As bordas do revestimento que, apesar de parecer algo simples, causam interferências. O porcelanato bold possui as bordas mais arredondas e nem todas as peças têm o mesmo tamanho, sendo assim, o rejunte ficará mais aparente até mesmo para corrigir essa pequena imperfeição. Neste caso recomenda-se um rejunte de no mínimo 3mm. Um ponto relevante sobre o revestimento bold é que ele costuma ser mais barato tanto na compra quanto na aplicação.
Já o revestimento retificado possui as bordas retas ou lapidadas e são cortadas com discos de diamante. Com isso, as peças tanto de cerâmica quanto de porcelanato possuem o mesmo tamanho, tornando possível uma instalação com rejuntes menores de modo uniforme e alinhado. Por possuírem um espaço menor entre as peças, acumula-se menos sujeira.
Devido a esta tecnologia que permite inclusive obter um material com a vida últil mais longa, o revestimento retificado tem custo até 30% maior que o bold. Porém, é possível obter uma economia no consumo de rejunte e ainda causar menos sujeira durante a aplicação.
A utilização do revestimento retificado vem crescendo e permite obter a junta seca do assentamento, tendo uma peça encostada na outra com a utilização de argamassa flexível, deixando um espaço de 1,5mm para a dilatação do material.
Fonte: Hometeka