Construindo piscinas com borda infinita

Com certeza você já deve ter visto imagens de piscinas com borda infinita em alguns lugares paradisíacos e deve ter se perguntado: Como foi possível elaborar um cenário tão deslumbrante?

Além da vontade de usufruir deste bem, muitas vezes bate a curiosidade em saber como esses tipos de piscinas são produzidos, e o principal, se existe alguma forma de estar construindo uma dessas em sua residência.

Para melhor ajudá-lo a entender melhor sobre essa tendência, trouxemos algumas informações importantes abaixo, e alguns modelos de inspiração de piscinas com borda infinita executadas pela Construtora Igor Galves. Confira!

O que são piscinas com borda infinita?

Sendo facilmente encontrada em casas ou hotéis de luxo, estes tipos de piscinas possui um modelo no qual um ou mais lados de suas bordas nos dá a ilusão de não haver nada segurando a água, ou seja, proporciona um efeito ilusório muito interessante, sendo similar ao que se vê quando se está na praia, com os olhos voltados para o horizonte, tendo em vista a água do mar que parece não ter fim.

Qual o local ideal para a construção de piscinas com borda infinita?

Para conseguir este efeito o ideal é que a piscina seja feita em uma área que haja uma integração com a natureza, como próximo ao mar, às montanhas ou em áreas com intensa vegetação, porém isto não é uma regra.

Em muitos projetos, as piscinas com borda infinita são projetadas em cenários urbanos, neste caso ficando normalmente em coberturas de prédios muito altos, assim, o limite da água incorpora com o céu, dando efeito de imensidão.

O que é necessário para construir esse modelo de piscina?

A principal necessidade para fazer um projeto de uma piscina com borda infinita é de que haja irregularidade do terreno ou a variação de altura entre o nível da piscina e o do solo, no qual primeiro deve ser mais elevado que o segundo.

Além disso, é recomendável que haja, pelo menos, um espaço livre de 30 metros quadrados, pois há toda uma tática para criação de um efeito de amplitude. O tanque, por exemplo, deverá ter cerca de dois centímetros a menos em uma das bordas para que assim a água possa transbordar.

É necessário que seja construída uma calha com mínimo de 20 centímetros de largura com instalação próxima a piscina, para que assim possa evitar o desperdício de água. Dessa forma, todo o excesso de água poderá ser redirecionado para um reservatório, no qual ocorrerá um sistema de filtragem, e, posteriormente, uma bomba devolverá a água limpa para a piscina novamente.

Quais os cuidados necessários com este modelo de piscina?

Os cuidados com a piscina de borda infinita são basicamente os mesmos ao de uma piscina comum, no entanto, a calha deve sempre ser impermeabilizada e revestida com o mesmo material utilizado para o revestimento da piscina, pois a água que transborda retorna para o tanque e, assim, devendo estar sempre limpa.

Além deste fator, os ralos da calha também merecem uma atenção especial, no qual geralmente tendem a ficar em área com pouca visibilidade, sendo recomendável, assim sendo necessária uma verificação periódica para evitar que haja entupimentos.

Piscinas que possuem borda infinita garantem muito charme para qualquer espaço, no entanto de nada adianta tê-las e não tomar devido cuidado em relação à limpeza de sua água, devendo estar sempre limpa e cristalina para garantir a beleza e eficácia da borda infinita.

Quanto é preciso investir?

O investimento numa piscina de borda infinita é praticamente igual ao de uma piscina comum.
Suas diferenças estão na área de transbordo, bomba de transbordo e ralos de transbordo.

Quanto ao custo final não chega a variar nem 10%.
No entanto a estética final varia muito e as piscinas de borda infinita em sua grande maioria agradam as pessoas, agregando valor ao imóvel.

FONTE: Casa Claudia; Uol; Globo.com; Ecosol Aquecedores;