O que é melhor? Sobrado ou Casa Térrea
Além do fator econômico (custo da obra), existem vários fatores que pesam na decisão de construir um sobrado ou uma casa térrea, e somente com o auxílio de um profissional (engenheiro civil ou arquiteto), o cliente poderá decidir de maneira segura e minimizando muito os erros.
Portanto nossa primeira dica é:
Consulte um profissional habilitado: engenheiro civil ou arquiteto!
Tanto o engenheiro civil quanto o arquiteto possuem uma formação qualificada para analisar e definir qual a melhor opção para a sua construção. Esse profissional pode fazer um estudo detalhado de cada caso, sempre priorizando a qualidade e o objetivo do cliente. Valendo-se de sua experiência e formação profissional, ele conseguirá indicar ao cliente qual a melhor opção para a construção. Este investimento é importante para que não haja perda de recursos e tempo para um bem tão precioso como o lugar onde você mora.
Como cada caso deve ser analisado isoladamente, destacamos abaixo alguns pontos em comum entre todos os casos, que podem ajudar na sua decisão.
Terreno
O primeiro item a ser analisado é a topografia do terreno. Ou seja, se o terreno está em aclive, declive ou se ele é plano. Aproveitar a topografia do terreno no projeto, gera vantagens econômicas, pois minimizamos a movimentação de terra, que normalmente significam grandes custos em uma obra.
Custo Total da Obra
Algumas pessoas acham que a casa térrea é a opção economicamente mais viável, por se tratar de uma construção de apenas um pavimento. Acontece que quando temos uma casa térrea de 200 m2, por exemplo, temos 200 m2 de telhado. Por outro lado, quando temos um sobrado de 200 m2, temos 100 m2 de telhado. Por isso, o sobrado acaba sendo uma construção economicamente mais viável, em alguns casos, pois um dos itens mais caros na construção de uma casa hoje em dia é a madeira que é muito utilizada na construção de telhados.
Mesmo optando por métodos alternativos para a execução do telhado, como a estrutura metálica, não conseguimos reduzir tanto o custo em relação a madeira. Claro que a escolha do método construtivo e dos acabamentos também são importantes e também influem no custo final da obra.
Necessidades de cada cliente
Cada cliente ao decidir fazer seu projeto, tem uma lista de necessidades, onde é descrito tudo o que a residência necessitará para atender aos seus moradores. São listados quantos quartos são necessários, quantos banheiros, quantas salas, vagas na garagem, área de lazer, e etc… E outros itens como por exemplo se os moradores são idosos, tem dificuldade de locomoção ou se tem filhos. É importante planejar também o seu uso futuro, uma vez que o imóvel, se não for para toda vida, costuma durar por muitos anos.
Além disso, o imóvel deve ser comercialmente viável. Sempre que pensamos na construção de um imóvel, devemos pensar em atender nossos desejos e que comercialmente ele esteja construído de acordo com o local em que si situa. Explicando melhor, em um loteamento fechado, onde temos casas de 80 a 150 m2, não devemos construir uma casa de 600 m2, pois no caso de necessidade de venda da mesma, pode se tornar uma tarefa quase impossível.
Vantagens e Desvantagens
Tanto o sobrado como a casa térrea tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas e pesadas na decisão entre um ou outro.
Sobrado – Vantagens
- Garantia de mais espaço, pois os ambientes são distribuídos em dois ou mais andares, liberando espaço no terreno (jardim);
- Separação total entre a área privativa da família e a área social da casa de modo bem resolvido e sem dificuldades;
- Oferece uma maior visual da fachada, valorizando a arquitetura e a visibilidade do imóvel, dependendo do terreno;
Sobrado – Desvantagens
- Dependendo do terreno e do sistema construtivo, a fundação e a estrutura precisa ser mair robusta, trazendo um custo um pouco mais elevado;
- O uso de escadas pode dificultar a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, idosos ou crianças;
Casa Térrea – Vantagens
- Facilidade de locomoção por não possuir escadas. Atividades como mudança de móveis e circulação são mais fáceis;
- Caso o terreno ajude, a distribuição dos ambientes pode ser uma aliada no conforto térmico da residência, onde a ventilação e a iluminação dos ambientes poderão ser melhor aproveitados;
- Conforme o sistema construtivo, a estrutura da casa térrea pode ser muito mais leve, economizando na fundação e nos custos com a estrutura;
Casa Térrea – Desvantagens
- O aspecto visual pode não ser tão atrativo como num sobrado, por ser térreo e possuir pouca visibilidade da rua;
- Em terrenos pequenos, a distribuição dos ambientes pode ser dificultada, limitando o aproveitamento dos espaços;
Enfim, estas são alguns dos itens a ser analisados pelo arquiteto na consultoria para a definição da construção de um sobrado ou casa térrea.
Se necessitar de uma consultoria especializada para sua obra, não deixe de entrar em contato conosco pelo formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender e lhe ajudar a transformar os seus sonhos em realidade.
CONCLUSÃO: Existem diversos fatores que influenciam no custo final da obra e que devem ser observados, onde os mais importantes são a topografia do terreno, desejos do cliente, sistema construtivo e escolha dos acabamentos. Todos esses ítens são importantes, e vão definir o CUSTO TOTAL DA OBRA.
Fonte: DCA Arquitetura e Casa Dicas
Fotos: Todas as fotos que estão nesse post são de casas que foram construídas pela www.igorgalves.com.br