Serasa Score pode facilitar obtenção de crédito
Um passo importante para a compra da casa própria é a obtenção de crédito junto a um banco. Para a liberação do empréstimo, a instituição financeira analisa, entre outros dados, o histórico como consumidor (hábitos de pagamento e compras).
No sentido de facilitar a obtenção dessas informações por parte de empresas e instituições financeiras, a Serasa, implementou o Serasa Score. A ferramenta combina a análise de informações pertencentes a base de dados da Serasa e consultas relacionadas pelos clientes do serviço, gerando uma pontuação em que mostra se o consumidor é bom pagador ou não.
Sistema de pontuação Serasa Score
A pontuação gerada após a análise do histórico financeira do consumidor vai de 0 a 1000 pontos. Quanto mais pontos obtidos menor o risco de não quitar as dívidas. Confira o sistema de pontuação:
- De 0 a 300 pontos – risco alto de inadimplência
- De 300 a 700 pontos – risco médio de inadimplência
- De 700 a 1000 pontos – risco baixo de inadimplência
Consulta ao Serasa Score pelo consumidor
Para o consumidor verificar à pontuação gerada pelo Serasa Score, basta ele acessar o site do Serasa Score, clicar no ícone “consulta agora”, digitar o número do seu CPF e a senha.
Caso ainda não seja cadastrado, é necessário fazê-lo: após clicar em “consultar agora”, ele deve acessar o ícone “cadastre-se”, digitar o CPF, nome completo, data de nascimento, número do celular, endereço do e-mail, nome da mãe e criar uma senha. O cadastro será confirmado via e-mail ou celular. Terminado o processo é só verificar a pontuação.
A consulta é gratuita.
Score baixo. Entenda os motivos
Após a consulta, se o consumidor verificar que seu score está baixo, ele deve se preocupar. Afinal, há indícios de que não costuma estar em dia com o pagamento de suas contas, o que certamente dificultará qualquer tomada de crédito.
Entre os motivos do score baixo estão:
- Acúmulo de dívidas;
- Histórico de atraso de pagamentos;
- Negativação em serviços de proteção de crédito;
- Não ter cadastro positivo na Serasa;
- Parcelamentos atrasados levados à Justiça.
Dicas para aumentar o score
Considerando as razões que provavelmente ocasionaram uma baixa pontuação no score, o consumidor pode ter uma noção do que precisa ser feito para melhorar a classificação. Entre as dicas estão:
- Pagar as dívidas e limpar o nome: com o nome sujo, bancos e empresas dificilmente liberam crédito ao consumidor;
- Pagar as contas em dia: ser organizado e não atrasar nenhuma conta. É essencial para o consumidor obter um bom score;
- Fazer o Cadastro Positivo: informar as empresas e instituições financeiras sobre o histórico de bom pagador no Site da Serasa Consumidor;
- Atualizar os dados: manter endereço de e-mail e residência, número de telefone e outras informações básicas em dia no site da Serasa. Dá mais confiabilidade ao cadastro.
Vantagens de um bom score
Com uma boa classificação no sistema score, o consumidor pode obter as seguintes vantagens:
- Menos burocracia na obtenção de crédito;
- Melhores condições de negociações e financiamentos;
- Possibilidade de menores juros na hora da compra.
Vale destacar que ter um bom score não é garantia de que obter empréstimo com mais rapidez. Isto porque bancos e empresas de crédito possuem seus próprios métodos e podem não consultar o Serasa Score.
Outras empresas para consulta de score
A Serasa é um birô de crédito. Trata-se de uma empresa que utiliza informações de adimplência e inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas para decisões de crédito. Atua como intermediadora na relação entre credor e devedor, assegurando a transparência nas operações de crédito. Além da Serasa, existem outros birôs nos quais o consumidor pode consultar seu score. São eles:
– Quod
Para verificar sua pontuação pela Quod o consumidor precisa fazer seu cadastro positivo através deste link . O birô solicita que a pessoa esteja com um documento de identificação com foto (RG ou CNH) em mãos. Isto porque precisará tirar uma foto própria (tipo selfie) segurando o documento, além de uma foto apenas do documento, em frente e verso. Será preciso também informar o CPF também Os dados são validados via mensagem de telefone celular.
– Boa vista
A consulta pela Boa vista é feita no portal Consumidor Positivo. Se o usuário já é cadastrado, deve fornecer o número do CPF e senha. Se não, além de criar uma senha precisa se cadastrar, informando endereço de e-mail, nome completo, CPF, data de nascimento e número de celular. A confirmação dos dados é via SMS.
O sistema score disponibilizado por essas empresas é basicamente o mesmo do oferecido pela Serasa, com a pontuação variando de 0 a 1000.