Financiamento de terreno e construção: saiba como fazer

Conheça o passo a passo para obter uma das linhas de crédito concedidas pela Caixa Econômica Federal

O sonho da casa própria é a meta de vida da maior parte dos brasileiros. Para aqueles que perseguem este sonho, existem três opções: adquirir um imóvel pronto; comprar o imóvel e ir pagando durante a sua construção; ou adquirir um terreno e construir do zero. Falaremos aqui sobre a terceira opção.

A grande vantagem da aquisição do terreno para a construção da sua casa é que ela pode ser erguida exatamente como você planejou, especialmente, se o terreno tiver uma ampla área para ser construída. A boa notícia é que caso você ainda não possua o espaço, a Caixa Econômica Federal financia não apenas a construção da casa, como também a compra do terreno.

Financiamento do terreno

O primeiro passo para obter o financiamento de terreno é encontrar a terra. O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária, ou seja, o bem adquirido fica como garantia da dívida. Para simular a contratação do financiamento, clique aqui.

Feita a simulação, reúna todos os documentos solicitados e dirija-se à agência da Caixa de sua preferência. Após aprovação do cadastro, são discutidos os pormenores do financiamento: utilização de FGTS, valor total do financiamento e da prestação e o prazo para pagar. O prazo máximo para pagamento é de 35 anos.

O pagamento do terreno é feito diretamente na conta do vendedor.

Relação de documentos necessários:

  • Documento oficial de identificação do comprador e do vendedor;
  • Comprovante de renda atualizado;
  • Última declaração do Imposto de Renda;
  • Certidão atualizada da matrícula do imóvel;
  • Não pode haver restrições no SPC, Serasa e Banco Central.
  • Consulte a relação completa dos documentos neste link.

Financiamento da construção

A Caixa financia não apenas os materiais usados na construção, mas também paga a mão de obra empregada. Para obter essa modalidade de financiamento, é preciso apresentar ao banco o projeto do imóvel a ser construído, desenvolvido por um arquiteto ou engenheiro. A partir desse projeto, é feito todo o planejamento do financiamento da obra.

O financiamento da construção é pago pelo banco ao adquirente por meio de parcelas, que variam em função do cronograma estabelecido de acordo com o projeto do arquiteto/engenheiro. Normalmente, as parcelas são pagas mensalmente e não é necessário apresentar as notas fiscais dos pagamentos aos pedreiros ou compra de materiais. O valor financiado é estimado com base nos cálculos já feitos pelo engenheiro contratado.

Outras informações importantes sobre o financiamento da Caixa:

  • Taxas de juros reduzidas (em torno de 5% ao ano) no financiamento do terreno. As taxas são maiores para a construção;
  • Famílias com renda mensal de até R$ 3.600,00 possuem condições especiais;
  • O valor da prestação não pode ser superior a 30% da renda familiar bruta;
  • Não pode constar outro financiamento ativo na Caixa ou no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);

Para saber mais, entre em contato.